fbpx

Guia sobre Hérnias de Disco

Guia sobre Hérnias de Disco

O QUE É HÉRNIA DE DISCO?

A palavra hérnia significa projeção ou saída através de um orifício. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral, que tem o papel de absorver os impactos nas véterbras.

No interior de cada disco, existe uma estrutra chamada núcleo pulposo, e uma parte periférica composta de tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é a saída do núcleo pulposo para fora, através do anel fibroso.

A extrusão do núcleo pulposo pode provocar uma compressão medular nas raízes nervosas na porção posterior da coluna vertebral. Esta compressão poderá causar os mais diversos sintomas.

 

TIPOS DE HÉRNIAS DE DISCO

Hérnias Protusas

É o tipo menos grave, também chamadas de protusões discais ou abaulamentos discais, aonde o núcleo deforma o anel fibroso porém não há ruptura desse anel.

Hérnias Extrusas

Ocorre quando as fibras do anel fibroso são rompidas e o núcleo sai para fora do disco, na maioria das vezes existem sintomas.

Hérnias Sequestradas

É o tipo mais grave e mais difícil de tratar, e ocorre quando o núcleo pulposo migra para fora do disco com o rompimento do anel fibroso, e um fragmento desse núcleo se dividi e se desprende. O fragmento pode comprometer as estruturas nervosas, dependendo de sua localização.

 

CAUSAS DA HÉRNIA DE DISCO

As causas de hérnias de disco são variadas, elas podem estar dentro de uma visão ortopédica ou de uma visão de globalidade do corpo. No contexto ortopédico as principais causas são:

  • – Trabalhos físicos com sobrecargas;
  • – Sedentarismo;
  • – Inabilidade muscular e articular na coluna vertebral;
  • – Posturas estáticas no trabalho;
  • – Trabalhos repetitivos, entre outros.

 

Dentro dos conceitos de globalidade,  o aumento ou alterações de pressões intrabominais, intratorácicos ou a nível da garganta a longo prazo, também podem causar compressões na coluna vertebral, e como consequência, a hérnias de disco. A partir daí, as principais causas são:

Nas hérnias da coluna lombar:

  • – Aderências e fibroses causadas por cirurgias abdominais (cesarianas, abdominoplastias, apendicectomia, histerectomia  e etc);
  • – Problemas intestinais (constipações, gases);
  • – Alterações do fluxo menstrual (fluxos intensos, inchaços abdominais);
  • – Patologias de ordem urológica ou ginecológica.

 

Nas hérnias da coluna cervical:

  • – Aderências e fibroses causadas por cirurgias a nível do pescoço ou tórax (retiradas de amígdalas, cirurgias cardíacas, abcessos e etc);
  • – Problemas respiratórios que causam alterações posturais torácicas e cervicais (bronquite, asma);
  • – Problemas cardíacos que causam alterações posturais torácicas ou cervicais (arritmias, valvulopatias, angina, problemas coronarianos e etc).

 

SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

Os sintomas da hérnia de disco vão variar de acordo com a extensão da lesão da hérnia e em qual local da coluna ela se encontra. Os principais sintomas são:

  • – Dores, formigamentos, dormências ou perda de força nos membros superiores (nas hérnias de coluna cervical);
  • – Dores, formigamentos, dormências ou perda de força nos membros inferiores (nas hérnias de coluna lombar).

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser realizado através de testes clínicos, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. E os exames por imagem como Raio-X, tomografia e ressonância magnética, complementam o diagnóstico, determinando o tamanho da lesão e em que região da coluna está localizada a hérnia.

 

TRATAMENTO: Fisioterapia ou Cirurgia?

Essa é uma dúvida de diversos pacientes que possuem diagnóstico de hérnia de disco.
Em quase todos os casos, com exceção das hérnias sequestradas  já mencionadas acima, e que são muito raras, o tratamento é conservador, ou seja, é realizado a fisioterapia para se ter o controle dos sintomas ou até mesmo a sua supressão.

 

 

Dr. Renan Boucault

 

No Comments

Post A Comment