fbpx

Benefícios da Auto Hipnose

Benefícios da Auto Hipnose

Todos sabemos, que no momento atual, estamos vivendo uma grande crise em vários aspectos que envolvem nossa saúde financeira, nossa saúde física e também nossa saúde emocional.

Nesse breve artigo, gostaria de ajudar à todos, especialmente à respeito da nossa saúde emocional, pois  quando estamos dentro de conflitos emocionais, projetando imagens mentais negativas para o futuro e entrando em uma fase crescente de um stress contínuo, também estamos ao mesmo tempo diminuindo a capacidade do nosso Sistema Imunológico.

É importante sabermos que existem 3 glândulas essenciais em nosso organismo que constituem um eixo chamado HHA (Hipotalâmico – Hipofisário – Adrenal) que intermedia várias funções no nosso organismo, dentre elas, duas muito importantes e que estão intimamente interligadas: o controle do stress e o equilíbrio do sistema imunológico.

Quando voltamos para o entendimento do Sistema Nervoso Autônomo e a participação do eixo HHA sobre ele, sabemos que este sistema irá realizar duas funções: uma função aceleradora (adrenérgica) e outra função antagonista à essa primeira, que desacelera nosso organismo de um modo geral.

A fase de aceleração do nosso organismo é gerada pelo Stress, seja ele físico ou psíquico, onde vamos encontrar o aumento da freqüência cardíaca, da freqüência respiratória, aumento da sudorese, a constrição dos vasos sanguíneos, a liberação de adrenalina, e como estamos falando de Stress e do Sistema Imune, essa aceleração irá aumentar a secreção de um hormônio chamado Cortisol, que irá interferir no equilíbrio das nossas células de defesa.

O Cortisol, também chamado popularmente de “hormônio do Stress”, desempenha diversas funções essenciais para o organismo: como a preparação de músculos e órgão para exercer uma atividade intensa, a quebra da gordura tecidual, efeitos anti-flamatórios, redução do uso da glicose, manutenção da pressão sanguínea entre outras funções.

Porém, quando estamos em um período de stress por um longo período, onde vivemos preocupados continuamente pelas incertezas do futuro e não paramos de pensar negativamente, com medo do que poderá acontecer, entramos em um modo de aceleração e sobrecarga mental mais freqüente que o comum, onde nosso Sistema Nervoso Autônomo Simpático irá realizar o aumento contínuo da produção de Cortisol, logo, o aumento desequilibrado dos níveis de cortisol em decorrência do stress constante vivido pela pessoa resulta em uma baixa da imunidade.

Pesquisas mostram que o aumento do cortisol em decorrência do stress bloqueia e/ou dificulta o trabalho de algumas células de defesa do organismo, como por exemplo, os Linfócitos T, a IL-2, as células NK, os Linfócitos T Help entre outras células e neurotransmissores que intermediam a comunicação entre alguns anticorpos do Sistema Imunológico. Sabendo que o stress contínuo impacta diretamente nosso sistema imune, podemos adotar medidas e aderir terapias ou tratamentos com o objetivo de reduzir o stress para que nosso sistema de defesa não deprecie.

A Auto Hipnose tem sido uma forte aliada aos processos que visam reduzir o stress de um modo geral. Como descrito acima, sabemos que o stress mental contínuo coloca ao mesmo tempo nosso sistema nervoso simpático (acelerador) em atividade contínua, fazendo com que os níveis de cortisol aumentem, gerando um impacto nas nossas células de defesa.

Nesse cenário é importante realizar a quebra desse padrão de aceleração do Sistema Nervoso, e a Hipnose ou Auto Hipnose pode atuar diretamente nessa mudança e na redução de stress, pois através dela, o indivíduo pode ser capaz de realizar uma transferência de foco mental de forma rápida e eficaz. Uma das definições de Hipnose é justamente essa mudança de foco aliada a mudanças de percepções da realidade em que o indivíduo permanece.

O padrão de stress e aceleração do sistema nervoso através de pensamentos e sentimentos perturbadores pode ser alterado através de induções da auto hipnose de uma maneira bastante simples e eficaz. Essa alteração de padrão pode ocorrer de maneira física e também mental, onde o organismo sai de uma situação aceleradora (stress) para uma situação desaceleradora (repouso).

Essa desaceleração, que seria a ação do Sistema Parassimpático, é primordial para que o corpo como um todo entre em um processo de regeneração e recuperação de todo stress que foi experimentado. Nessa fase desaceleradora, o nível de cortisol abaixa, fazendo com que as células de defesa possam se comunicar adequadamente, promovendo um melhor equilíbrio para o Sistema Imunológico.

Para que a Auto Hipnose funcione, é necessário entender que o estado de hipnose não é nada sobrenatural, inclusive entramos em hipnose todos os dias sem ao menos perceber. O estado de hipnose consiste somente em aceitar e permitir as sugestões que são instruídas durante o processo, lembrando que nesse estado, de forma alguma o indivíduo perde a consciência, dorme ou esquece de tudo após sua conclusão.

Existem pessoas que praticam auto hipnose somente por curiosidade ou por outros motivos superficiais. É muito importante que o indivíduo esteja realmente engajado e com um objetivo definido para praticar a auto hipnose. Talvez, essa seja a orientação mais importante para a prática de auto hipnose, pois quanto maior o engajamento e permissividade do sujeito para alcançar seus objetivos, maiores são as chances desse processo surtir bons resultados.

Por final, é relevante novamente ressaltar que devemos ter um objetivo claro em nossa mente antes de iniciar a escuta de um áudio de Auto Hipnose.

Assim, espero que você tenha o objetivo de reduzir ou eliminar algum incomodo mental ou físico que esteja relacionado à algum tipo de stress que você está vivenciando.

Se quiser saber mais sobre a auto hipnose e os benefícios dela, pode me contatar que estarei a sua disposição!

 

Um grande abraço,

 Dr. Renan Boucault

No Comments

Post A Comment