fbpx

O que é Saúde Integrativa?

O que é Saúde Integrativa?

Conceitos da Saúde Integrativa

Diversos profissionais da área da saúde, tanto no Brasil como no mundo, praticam a modalidade da Saúde Integrativa, que nada mais é quando em um mesmo paciente é aplicada mais de uma abordagem para buscar um resultado mais eficiente. Quando falamos em mais de uma abordagem, seriam dois, três, quatro ou até mais metodologias diferentes aplicáveis em um mesmo indivíduo. É claro que cada paciente apresenta um quadro clínico diferente e cada patologia vai necessitar de mais ou menos técnicas dependendo da fase em que o problema e os sintomas se encontram.

A Saúde Integrativa esta amparada por diversos conceitos teóricos, práticos e científicos que se baseiam na globalidade do ser humano. A visão da globalidade do organismo é de extrema importância na presença de qualquer sintoma ou diagnóstico, sendo que essa globalidade é a integração do conceito corpo x mente x ambiente, onde todos não estão separados.

Citaremos um exemplo de Abordagem Integrativa:

Um paciente que sofre de dores crônicas, e que no âmbito emocional vive grandes sobrecargas e pressões, seja em relacionamentos conjugais, familiares ou no trabalho. Isso faz com que sua glândula suprarrenal entre em trabalho demasiado, pois é ela quem sofre durante períodos de stress e grandes exigências. Como a suprarrenal (através de descargas hormonais) intermedia e atua em processos inflamatórios no organismo, quando ela é exigida, as articulações podem sofrer processos inflamatórios e assim apresentando dores agudas ou crônicas.
Isso seria um exemplo ilustrativo de como funcionam as reações em cascata em nosso organismo.

Com um tratamento integrativo dentro desse exemplo citado acima, para cada problema será utilizada uma metodologia diferente. Para as grandes exigências sofridas e períodos de stress, o paciente pode se beneficiar de todos os recursos Psicoterapêuticos. Já para as dores articulares, que não é a causa primária do problema, o paciente pode ser beneficiado pelos métodos que intervem diretamente sobre o corpo. As intervenções sobre o corpo podem contribuir de maneira mais eficaz para os problemas do aparelho locomotor com maiores chances de surtirem resultados.

Essa maneira de abordagem integrativa está dentro de um modelo de integralismo, onde diversos conceitos, métodos e técnicas podem ser unidas para a realização de um processo terapêutico.

 

 

Dr. Renan Boucault

No Comments

Post A Comment