Renan Boucault
Renan Boucault
O que é Fisioterapia Integrativa?
microfisioterapia
3 de setembro de 2016

 

Conceitos da Fisioterapia Integrativa

Diversos Fisioterapeutas, tanto no Brasil como no mundo, praticam a modalidade da Fisioterapia Integrativa, que nada mais é quando em um mesmo paciente é aplicada mais de uma abordagem para buscar um resultado mais eficiente. Quando falamos em mais de uma abordagem, seriam dois, três, quatro ou até mais metodologias diferentes aplicáveis em um mesmo indivíduo. É claro que cada paciente apresenta um quadro clínico diferente e cada patologia vai necessitar de mais ou menos técnicas dependendo da fase em que o problema e os sintomas se encontram.

A Fisioterapia Integrativa esta amparada por diversos conceitos teóricos, práticos e científicos que se baseiam na globalidade do ser humano. A visão da globalidade do organismo é de extrema importância na presença de qualquer sintoma ou diagnóstico, sendo que essa globalidade é a integração do conceito corpo x mente x ambiente, onde todos não estão separados.

Citaremos um exemplo de Abordagem Integrativa:

Um paciente que sofre de lombalgias (dor na coluna lombar), e que no âmbito emocional vive grandes sobrecargas e pressões, seja em relacionamentos conjugais, familiares ou no trabalho. Isso faz com que sua glândula suprarrenal entre em trabalho demasiado, pois é ela quem sofre durante períodos de stress e grandes exigências. Como a suprarrenal (através de descargas hormonais) intermedia e atua em processos inflamatórios no organismo, quando ela é exigida, a região lombar pode sofrer apresentando dores agudas ou crônicas.
Isso seria um exemplo ilustrativo de como funcionam as reações em cascata em nosso organismo.

Com um tratamento integrativo dentro desse exemplo citado acima, para cada problema será utilizada uma metodologia diferente. Para as grandes exigências sofridas e períodos de stress, o paciente pode ser beneficiado pela Microfisioterapia, Terapia Craniana, Nova Medicina Germânica, Hipnoterapia e etc. Que são métodos específicos para avaliar e tratar essa natureza de problema. Já para as dores lombares, que não é a causa primária do problema, o paciente pode ser beneficiado pela Osteopatia, Reeducação Postural Global (RPG), Cadeias Musculares entre outros, que são técnicas que podem contribuir de maneira mais eficaz para os problemas do aparelho locomotor.

E dessa forma, ampliando a visão e integrando as funções do nosso organismo, chegamos a diagnósticos mais amplos e tratamentos com maiores chances de surtirem resultados.

 

Dr. Renan Boucault

Contato




Agende sua consulta via Whatsapp:
(11) 9 6395-9345


Av. Henrique Eroles, 459
Alto do ipiranga
Mogi das Cruzes/SP